Como criar um Blog do zero, o passo a passo completo!

Tempo de leitura: 6 minutos

Para quem anda pensando em se tornar um empreendedor digital aprender como criar um blog do zero é algo essencial!

Como criar um blog do zero - Como criar um Blog do zero, o passo a passo completo!

Isso porque as outras opções não são muito indicadas! Quando você contrata uma daquelas plataformas que oferecem a criação do seu blog, você fica dependente delas. E na hora da renovação do contrato, elas costumam cobrar caro.

Além disso, ao contratar um freelancer ou agência, você também fica dependente dessas pessoas para resolver qualquer problema.

Mas isso não é tudo! Aprender como criar um blog do zero vai te dar muito mais liberdade. Não só para trabalhar nesse blog em si e ter mais domínio do próprio negócio.

Mas também para escalar sua renda! Já que ao aprender todo o passo a passo, você pode criar, facilmente, outros blogs e colocar outros projetos em prática.

Como você pode perceber, aprender como criar o seu blog, é a melhor opção. E foi para te ajudar com isso que escrevi o artigo de hoje!

 

O passo a passo de como criar um blog do zero

Abaixo, portanto, você vai descobrir quais são os passos mais importantes para criar um blog do zero e começar a ganhar dinheiro online. Vamos lá?

1.Escolha um domínio

O primeiro passo de como criar um blog do zero é escolher o seu domínio. Que corresponde ao “nome” do seu blog.

escolha um dominio - Como criar um Blog do zero, o passo a passo completo!

Há alguns fatores importantes na hora de escolher um domínio. A primeira coisa que você precisa pensar é que o domínio deve representar a ideia principal ou estar relacionado com o seu negócio. Por isso, pesquise por possibilidades que tentem definir o seu negócio.

Outro detalhe importante é que seu domínio deve ser fácil de lembrar. Pois isso aumenta as chances das pessoas voltarem a ele.

Sendo assim é necessário evitar a utilização de números, palavras em língua estrangeira, nomes muito longos etc.

2.Escolha uma hospedagem

O segundo passo de como criar um blog é contratar uma empresa de hospedagem. Essa empresa é responsável por manter o seu blog funcionando todos os dias.

Hoje, existem muitas opções de hospedagem. No entanto, elas vão diferir em alguns aspectos, como por exemplo, na velocidade de carregamento, no espaço disponível, o número de contas de e-mail que podem ser criadas, se o domínio é gratuito no seu plano ou não etc.

Para escolher a melhor para você, é preciso saber o que você deseja fazer, em primeiro lugar. Aí então, pesquisar cada uma delas e descobrir qual se adapta melhor ao projeto que você está criando.

Algumas opções de hospedagens bem famosas aqui no Brasil são: a Bravulink, a KingHost, a LocaWeb, HostGator, GoDaddy etc.

3.CMS

O próximo passo de como criar o seu blog é escolher um CMS. A sigla significa Content Management System, ou em Português, Sistema de gerenciamento de conteúdo.

Wordpress - Como criar um Blog do zero, o passo a passo completo!

Um CMS é importante porque ele te permite criar um site ou blog sem precisar entender sobre programação. Por isso, é muito mais acessível e qualquer pessoa pode fazer isso.

Existem várias opções de CMS, como por exemplo, o Joomla!, Drupal e o WordPress. Mas já te adianto, o mais usado no mundo todo é o WordPress. Portanto, ele é a melhor opção.

Além disso, o WordPress oferece muitos plugins pagos e gratuitos que podem facilitar sua vida na hora de trabalhar com seu blog.

4.Escolha seu template profissional

O próximo passo é escolher um template. Que, na prática, corresponde ao design do seu blog.

Um template funciona como uma base do design, na qual você pode fazer as alterações necessárias, para deixá-lo com a “cara” do seu negócio.

Para isso, você pode, por exemplo, alterar a posição dos elementos da página, a fonte, as cores utilizadas etc.

Existem muitos templates gratuitos, no entanto, o melhor é optar por um template profissional, pois eles podem ser personalizados de acordo com a sua necessidade.

5.Crie conteúdo para o seu blog

O próximo passo é a criação de conteúdo para o seu blog. O seu conteúdo deve ser criado sempre pensando na sua persona, ou seja, naquela pessoa que vai comprar os produtos que você oferece.

A regra, portanto, é descobrir quais são os interesses dessas pessoas, os problemas que elas têm no dia a dia etc.

E então, criar o seu conteúdo pensando sempre em ajudá-las. Em oferecer dicas e informações valiosas para o seu público.

É dessa forma que você vai ganhar a atenção e gerar confiança para que essas pessoas comprem de você.

6.Gere tráfego para o seu blog

O último passo de que vou falar sobre como criar um blog do zero é a geração de tráfego.

Essa etapa também é muito importante, do contrário, tudo o que você fez acima não te ajudará a conquistar os resultados esperados.

Trafego midias sociais - Como criar um Blog do zero, o passo a passo completo!

A primeira forma de gerar tráfego para o seu blog é através do SEO. Como esse é um tópico extenso, escrevi um artigo sobre ele. Que você pode ler clicando aqui: O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Além do SEO, você também pode gerar tráfego a partir das redes sociais. Para isso, você deve criar perfis ou páginas naquelas redes sociais que você já conhece. Como o Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest etc.

Nas redes sociais, você pode postar sobre os novos artigos do blog, além de postar conteúdos exclusivos.

Isso é importante para quem está começando, porque as redes sociais ajudam a gerar tráfego rapidamente. Como consequência, você também pode acabar vendendo mais rápido.

 

Agora você já sabe o passo a passo de como criar um blog do zero!

No artigo de hoje, você descobriu o passo a passo para criar um blog do zero. Tenha certeza que as dicas acima vão te ajudar nessa jornada.

Para quem está começando no empreendedorismo digital e não sabe muito sobre o marketing, essa pode parecer uma tarefa difícil.

Sendo assim, se você achar que precisa de uma ajuda extra nesse momento, te aconselho a ler também esse artigo: Formula Negócio Online funciona mesmo? Veja aqui a verdade revelada.

Nesse outro artigo, eu falo sobre um dos cursos mais vendidos no Brasil sobre como criar um negócio online do zero. Por isso, vale a pena dar uma conferida!

banner formulanegocioonline 728x90 2 - Como criar um Blog do zero, o passo a passo completo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *