5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

Tempo de leitura: 6 minutos

Vencer a procrastinação é algo essencial para termos sucesso em qualquer área de nossas vidas.

Fazer tudo sozinhp - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

Isso porque a verdade é que quando procrastinamos, não deixamos apenas pequenas tarefas para depois. A longo prazo, a procrastinação atrasa a realização de nossos objetivos e sonhos!

Esse é o caso daquelas pessoas que vivem sempre esperando pela próxima segunda-feira ou pelo ano novo para começar um novo negócio, para ler um livro importante, para mudar de carreira…

E o grande problema é que, se você não fez algo que deveria fazer hoje. Amanhã, provavelmente, também não vai fazê-lo, não é mesmo?

Por tudo isso, foi que decidi escrever o artigo de hoje! Descubra abaixo dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação.

 

O que é a procrastinação? E por que procrastinamos?

A procrastinação consiste em deixar tarefas sempre para depois. E, no horário em que essas tarefas deveriam ser realizadas, fazer outras coisas, menos importantes.

Mas não se engane! Procrastinar não é apenas passar tempo nas redes sociais, enquanto você deveria estar trabalhando.

Alguns procrastinadores usam tarefas que possuem certa relevância como desculpa para procrastinar.

Alguns arrumam a mesa de trabalho, outros checam e limpam a caixa de e-mails, outros até mesmo lêem um livro ou estudam o conteúdo de um curso.

De fato, essas são ações que são importantes. No entanto, o problema está em usá-las como desculpa, no momento em que algo ainda mais importante deveria ser feito.

Existem várias razões do por que procrastinamos! Muitas vezes, isso acontece porque estamos inseguros, quando uma tarefa nos tira da zona de conforto, ou parece ser difícil demais.

Muitas vezes, temos medo do resultado daquilo que estamos fazendo não ser tão bom assim…

De forma geral, procrastinamos para evitar o desconforto que uma determinada tarefa pode nos trazer. Assim, buscamos as recompensas de realizar algo mais fácil, ou então, algo que gostamos.

 

Veja as melhores dicas de como vencer a procrastinação

Agora que você já entendeu tudo isso, veja abaixo as dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação:

1.Livre-se das distrações e interrupções

Livre se das distracoes - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

A primeira dica de como vencer a procrastinação é se livrar das distrações e das interrupções.

Quando estamos concentrados, realizando uma tarefa, e nos distraímos, existe uma grande tendência de procrastinarmos antes de voltar à tarefa em questão.

Geralmente, é nesses momentos que você pensa que já perdeu o foco mesmo, então, por que não fazer outra coisa? Seja olhar as redes sociais, ir ao banheiro, comer alguma coisa, olhar a caixa de e-mails etc.

2.Livre-se das multitarefas

Multitarefas - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

As multitarefas também caminham junto com a procrastinação. Quando você já está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, a tendência é pensar: por que não fazer mais uma, não é mesmo?

Quando você percebe, você já está fazendo 5 coisas ao mesmo tempo. E, como consequência, não está fazendo nada direito!

Por isso, daqui para frente, adote o hábito de fazer uma única coisa de cada vez. Isso vai aumentar, consideravelmente, sua produtividade e vai te ajudar a vencer a procrastinação.

3.Esqueça o perfeccionismo

Esqueça o perfeccionismo - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

O perfeccionismo também anda junto com a procrastinação! Quando queremos fazer tudo perfeitamente, a tendência é de que a insegurança apareça.

Como consequência, você quer evitar esse desconforto e prefere realizar outras tarefas, que não são tão importantes assim.

Por isso, adote o perfeccionismo em casos muito específicos e para tarefas muito importantes. Para a maior parte das tarefas, lembre-se da frase: feito é melhor do que perfeito!

Imagine que você tenha 10 tarefas para realizar num único dia. Se você tentar realizar todas com perfeição, é bem provável que você não faça nem a metade do que deveria.

Portanto, daqui para frente, aprenda a priorizar o mais importante e se dedicar a completar o restante. Isso não quer dizer que você de fazer o resto de qualquer jeito, apenas que você não deve passar 2 horas realizando uma tarefa que poderia ser feita em 30 minutos, certo?

4.Divida as tarefas difíceis em pequenos pedaços

Quebre em pequenas tarefas - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

Como eu disse acima, sempre que uma tarefa parece difícil e nos tira da zona de conforto, nossa tendência é de procrastinar, para evitar aquela tarefa.

Por isso, uma maneira simples e prática para vencer a procrastinação é dividir tarefas em pequenos pedaços.

Ao fazer isso, esses pequenos pedaços se tornam tangíveis e, em alguns casos, até mesmo fáceis de realizar. Como consequência, o medo de falhar e a insegurança desaparecem e você deixa de procrastinar!

5.Determine um prazo para cada tarefa

Prioridades - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

A última dica de como vencer a procrastinação é determinar prazos para suas tarefas. E, se necessário, use um cronômetro.

Por exemplo, se você for responder um e-mail, separe de 5 a 10 minutos para isso. Se precisar fazer uma ligação, separe de 10 a 20 minutos para isso, dependendo da importância e da necessidade. Faça isso com todas as tarefas do seu dia.

Ao fazer isso, você terá muito mais controle sobre o tempo que você gasta com suas tarefas diárias.

E, mais do que isso, ao colocar o cronômetro por perto, você tem um incentivo extra para não procrastinar. Pois você sabe que aquele é o tempo necessário para realizar aquela tarefa.

Como consequência, a tendência é de que você não procrastine nesse intervalo. Assim, seu foco e sua produtividade aumentam bastante!

 

Agora, você já sabe como vencer a procrastinação!

No artigo de hoje, você descobriu dicas práticas e simples de como vencer a procrastinação.

Agora, já sabe, não é mesmo? Não deixe para aplicar essas dicas amanhã! Comece hoje mesmo!

Se você deixar para amanhã, a probabilidade é deixar para a próxima segunda-feira, para o próximo mês… Não cometa esse erro!

Vencer a procrastinação vai te ajudar a realizar muito mais! E a caminhar, diariamente, em direção aos seus objetivos e sonhos. Espero que essas dicas possam te ajudar a fazer isso.

E se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de assinar minha newsletter. Assim, você recebe um e-mail sempre que eu publicar um novo artigo como esse aqui no blog.

banner formulanegocioonline 728x90 3 - 5 dicas práticas e garantidas de como vencer a procrastinação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *