O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Tempo de leitura: 11 minutos

Nos últimos tempos, muita gente tem se perguntado se o marketing de afiliados está saturado.

Mercado saturado - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Essa é uma dúvida muito comum atualmente. E, por isso, muitas pessoas têm se sentido inseguras na hora de entrar nesse mercado. E tem se perguntado também se ainda vale a pena investir no marketing de afiliados.

E, como sei que você também pode ser uma dessas pessoas, resolvi falar sobre esse tema tão importante no artigo de hoje. Vamos lá?

Como surgiu essa ideia de que o marketing de afiliados está saturado?

Antes de discutirmos essa ideia, é preciso entender como ela surgiu, não é mesmo?

Como você já deve saber, o marketing de afiliados cresceu muito nos últimos anos, por vários motivos.

O primeiro deles é a crise econômica. Muitas pessoas perderam seus empregos e precisavam de uma nova fonte de renda.

Além disso, o marketing de afiliados é uma forma simples de gerar renda. Mas perceba que eu disse “simples”, e não “fácil”!

É simples porque existe um modelo pronto, que qualquer pessoa pode seguir e que pode gerar bastante dinheiro. E também é simples pelo fato de que você não precisa criar seu próprio produto, basta revender os produtos de outras pessoas.

Ou seja, você tem a oportunidade de pular essa etapa da criação do produto. Que, sem dúvidas, é uma das mais difíceis e mais trabalhosas.

Por último, temos o crescimento das compras online. Cada vez mais, o número de pessoas que compra online aumenta, logo, as chances de ganhar dinheiro, também aumentam.

Tudo isso fez com que um grande número de pessoas decidisse apostar no marketing de afiliados.

Como consequência, a concorrência em alguns nichos se tornou assustadora. E, isso é fato, muita gente que entrou no marketing de afiliados não consegue ganhar dinheiro. Por isso que, muitas vezes, temos a ideia de que o marketing de afiliados está saturado.

O marketing de afiliados não dá dinheiro!

Marketing de afiliados nao da dinheiro - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Você já ouviu falar isso? Essa é outra frase muito comum, que ouvimos dizer no mercado.

E, como eu disse acima, é verdade que muita gente que começou a trabalhar como afiliado não conseguiu ganhar dinheiro.

Eu conheço várias pessoas nessa situação e você também deve conhecer!

No entanto, precisamos ser críticos aqui. Geralmente, quem não consegue ganhar dinheiro como afiliado comete 2 erros bastante comuns no mercado.

O primeiro deles é a falta de conhecimento. Muita gente ouve dizer que esse é mercado é fácil e decide fazer “qualquer coisa”. Tenha certeza de que, fazendo “qualquer coisa”, você não vai ganhar dinheiro mesmo!

Você precisa ter um plano, uma estrutura de vendas e investir seu tempo e seu dinheiro em estratégias que, realmente, funcionam. Isso faz toda a diferença!

O segundo erro é encarar o próprio negócio como uma fonte de renda extra.

Mas preste atenção no que eu vou te dizer agora! O problema não é a dedicação em tempo integral, ou não.

Muita gente que dedica apenas 2 ou 3 horas por dia consegue, sim, ganhar dinheiro com o marketing de afiliados.

O problema é essa mentalidade. Muitas pessoas que enxergam o próprio negócio como uma fonte de renda extra trabalham um pouco numa semana, depois deixam o projeto parado por um tempo, depois voltam…

E depois se perguntam por que não estão ganhando dinheiro…

E, pior ainda, saem falando por aí que esse mercado não dá dinheiro, ou que está saturado.

Se você tiver apenas 2 ou 3 horas por dia para dedicar ao seu projeto, ok. Mas faça tudo o que puder nessas horas. E dedique esse tempo para as tarefas certas!

O problema com os nichos mais concorridos

Nichos Concorridos - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Outro detalhe que eu acho importante falar aqui é sobre a questão dos nichos mais concorridos. São aqueles nichos que todos nós conhecemos, como empreendedorismo digital, emagrecimento, concursos públicos, relacionamentos amorosos etc.

Muita gente opta por esses nichos porque ouve dizer que neles é mais fácil ganhar dinheiro.

Só que, quem está começando a trabalhar como afiliado agora e não tem nenhuma experiência nesses nichos, sai perdendo! Porque vai precisar concorrer com outros afiliados que já são referência no mercado. E que entendem bem do assunto.

Por isso, aqui vai meu conselho! Só opte por alguns desses nichos se você já tiver algum conhecimento. Ou então, se estiver disposto a estudar muito, se especializar e correr atrás do prejuízo!

Do contrário, opte por um nicho que você esteja inserido. Algo com o qual você já tenha trabalhado, ou que seja um hobby…

Ao fazer isso, você vai optar por um nicho menos concorrido e terá mais chances de vender, mesmo no começo do seu negócio.

Isso não quer dizer que você não deva apostar nesses nichos que tem grande demanda e que são mais concorridos. Mas como eu disse, faça isso apenas se você já tiver algum conhecimento, ou estiver disposto a correr atrás e estudar muito!

O marketing de afiliados não está saturado, mas é preciso lidar com a concorrência

Marketing de afiliados nao esta saturado - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Não se preocupe! O marketing de afiliados não está saturado e a maior prova disso é que as pessoas ainda estão ganhando muito dinheiro. Mesmo aquelas que começaram há pouco tempo.

Mesmo nos nichos mais concorridos, ainda há espaço, desde que você decida trabalhar de verdade. Com muito foco e muita dedicação.

As dicas que vou dar abaixo servem para qualquer pessoa que queira ganhar dinheiro com o marketing de afiliados. Mas, principalmente, para quem quer começar ou já começou a trabalhar num desses nichos mais concorridos.

Para mim, a melhor forma de lidar com a concorrência é se destacar no mercado. E, saiba que mesmo nesses nichos é possível ganhar muito dinheiro.

Abaixo, separei algumas dicas de como fazer isso. Vamos lá?

1.Conhecimento é a chave para vender online

conhecimento - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Para vender online, ter conhecimento é algo essencial. Não dá mais para sobreviver no mercado se você não souber o que está fazendo!

Por isso, já sabe né! Na hora de começar, faça um bom curso. De preferência um curso que te ensine todo o passo a passo de como construir sua estrutura. Um curso que te ensine todas as estratégias necessárias para tirar o seu negócio do papel.

Mas não pare por aí!

Se possível, separe algumas horas, todas as semanas para continuar se aprimorando e acompanhe os principais blogs do seu nicho. Tanto para se informar, quanto para saber o que seus concorrentes estão fazendo.

E continue também fazendo cursos. E, meu conselho é de que se você já fez um curso generalista, passe a optar por cursos sobre estratégias específicas.

Faça um curso sobre como anunciar com links patrocinados, sobre como conseguir resultados com o Instagram, sobre como utilizar o Youtube etc.

projeto iluminado 1 - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

2.Invista no marketing de conteúdo

Minha segunda dica para ganhar dinheiro como afiliado, mesmo com a grande concorrência, é essa!

Invista no marketing de conteúdo.

Não basta saber muito, é preciso dividir esse conhecimento, concorda comigo? E o marketing de conteúdo é a melhor forma de fazer isso.

Além disso, investir nessa estratégia traz vários benefícios ao seu negócio, além de mostrar que você entende do assunto.

Ele te permite, a médio e longo prazo, se tornar uma autoridade no assunto. Ou seja, se posicionar no mercado como uma referência no seu nicho.

Ele também te ajuda a criar conexões e relacionamentos com os seus clientes em potencial. Além de educá-los e mostrar para eles como o seu produto pode ajudá-los.

3.Especialize-se numa habilidade

tenha habilidades - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Minha próxima dica para você se destacar no mercado, mesmo nos nichos mais concorridos é se especializar.

Como eu disse acima, é importante conhecer o mercado e as estratégias de marketing digital.

No entanto, essa é uma das dicas que separa os grandes players do mercado dos demais! Já reparou que todas essas pessoas, apesar de entenderem um pouco sobre tudo, tem uma especialidade?

Geralmente, é essa habilidade específica a razão pela qual elas se tornam reconhecidas no mercado.

No meu nicho, por exemplo, algumas dessas habilidades são:

  • Como criar um negócio do zero.
  • Como criar artigos para blog.
  • Como utilizar os anúncios patrocinados.
  • Como lançar o seu produto da forma certa.
  • Como criar o seu negócio utilizando seu celular.

E se você pesquisar os grandes nomes do seu nicho, tenho certeza de que vai perceber a mesma coisa.

Por isso, como eu disse, saiba um pouco de tudo, mas foque numa habilidade específica e separe parte da sua estratégia para trabalhar com ela.

Você pode, por exemplo, criar um webinário falando sobre isso. Aliás, essa também é uma estratégia matadora para se destacar no mercado.

4.Defina seu diferencial

Outra estratégia para se destacar da concorrência é estabelecer o seu diferencial de mercado.

Acima, eu falei sobre a importância de se ter uma habilidade específica, mas aqui a ideia é um pouco diferente.

Um diferencial pode envolver diversas partes do seu negócio. Muitas vezes, o atendimento ao cliente é um grande diferencial. Sobretudo, no mercado de afiliados, que tende a ser tão “automatizado”.

Nesse caso, se colocar à disposição das pessoas, para conversar e tirar dúvidas já é um diferencial. Isso pode ser feito através das redes sociais, das lives que são tendência etc.

Além disso, outra estratégia simples e que dá resultados é oferecer bônus seus, quando a pessoa compra o produto que você vende como afiliado. Ao fazer isso, você sai na frente dos seus concorrentes. Porque aumenta o valor percebido daquilo que você oferece.

O legal aqui é descobrir algo que está faltando no mercado, algo que seus concorrentes não estão fazendo. E também algo que faça sentido para você e para o seu negócio.

5.Teste todas as suas estratégias e melhore constantemente

Melhoria constante - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Outro ponto fundamental é testar e melhorar todas as suas estratégias de marketing.

E o ideal é que você faça uma coisa de cada vez. Sobretudo, se você trabalha sozinho e não tem dinheiro para investir e pagar profissionais para isso.

Você pode, por exemplo, separar 1 mês para testar sua estratégia no blog. Nesse mês, aprenda o máximo que puder sobre o assunto. E aplique o conhecimento apreendido.

Faça testes e descubra como melhorar essa estratégia. Feito isso, aí sim, parta para a próxima estratégia.

Essa é uma excelente forma de garantir que, depois de algum tempo, você terá todas as suas estratégias te oferecendo os melhores resultados possíveis.

E sim, eu sei, isso dá trabalho. Mas é a melhor forma de garantir que você construirá um negócio de sucesso a curto e a longo prazo.

6.Consistência é a chave do sucesso

A última dica que quero te dar é uma das mais importantes. A falta de consistência é um dos erros mais comuns no mercado de afiliados. É também uma das razões porque tanta gente não consegue vender como afiliado!

Como eu já disse, muita gente acha que basta postar alguns artigos no blog e pronto! As vendas acontecem. Mas não é assim!

Você precisa trabalhar de forma consistente. Em primeiro lugar, para criar a sua estrutura online.

Depois disso, você precisa manter todas as engrenagens dessa estrutura em movimento. É preciso publicar artigos regularmente no blog, postar nas redes sociais, trabalhar com o e-mail marketing e o funil de vendas…

Tudo isso precisa ser feito de forma consistente! É assim que você mantém sua audiência sempre por perto.

E quanto mais a sua audiência te acompanha e está envolvida com o que você faz, menos você precisa se preocupar com a concorrência e com os boatos de que o marketing de afiliados está saturado!

Ainda vale a pena investir no marketing de afiliados?

Vale muito a pena - O Marketing de afiliados está saturado? Descubra aqui a verdade!

Depois de tudo o que você viu acima, quero responder a esta última questão. Que também é uma dúvida muito comum.

Mas imagino que você já sabe minha opinião sobre o assunto, não é mesmo?

Eu acredito que vale a pena sim, investir no marketing de afiliados. É possível começar hoje e ganhar muito dinheiro.

No entanto, quero te deixar um último conselho: comece logo! A tendência é de que a concorrência continue a aumentar nos próximos anos. Por isso, quanto antes você começar, mais fácil será lidar com isso.

E então, você concorda comigo sobre toda essa questão do marketing de afiliados estar ou não saturado? Deixe seu comentário abaixo, me contando!

2 Comentários


  1. Nossa eu achava que não tinha mais espaço, muito obrigado por compartilhar este tipo de conteúdo.
    Mas por onde você acha que devo começar?
    Tem algum canal do Youtube que me indica, sei la, me fa uma luz..kkk obrigado.

    Responder

    1. Fala Marcelo, beleza?
      Tem uma galera que acha que o mercado saturou, quando na verdade estamos precisando de gente melhor qualificada.
      A melhor forma de entrar neste mercado e trabalhar de forma profissional, criando um negócio que realmente de frutos por muitos anos é adquirindo conhecimento.
      Eu só posso falar do FNO do Alex Vargas, por que foi o curso que eu fiz e que realmente eu sei que dá resultados, se te interessar de uma olhada aqui:https://dinheironobolsoagora.com.br/formula-negocio-online
      Abraço

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *