O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Tempo de leitura: 5 minutos

Entender o que é SEO e aprender a usá-lo é essencial atualmente. Já que ele se tornou uma das estratégias de marketing digital mais importantes nos últimos anos.

O que e seo - O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Isso porque boa parte das pessoas começa o processo de compra no Google, pesquisando por soluções e comparando produtos, certo? Nesse cenário, conseguir um ranquear bem um site ou blog, faz toda a diferença!

Na prática, quem posiciona uma página nas primeiras posições é quem entende e sabe trabalhar melhor o SEO.

No entanto, o cliente final não enxerga isso dessa forma. Para quem não entende bem do assunto, a impressão que fica é que as primeiras posições correspondem aos melhores produtos disponíveis no mercado.

Ou seja, além de gerar muito mais tráfego para o seu site ou blog. Posicionar bem um artigo, um produto ou uma página do seu site, passa a imagem de credibilidade e confiança para quem está do outro lado do computador!

Percebeu a oportunidade enorme que você tem em mãos?

Por tudo isso, foi que decidi falar sobre esse assunto tão relevante no artigo de hoje. Abaixo, você vai descobrir o que é SEO. E vai aprender alguns dos fatores de rankeamento mais relevantes para o Google. Vamos lá?

 

O que é SEO?

O SEO, em Inglês, significa Search Engine Optimization. No Português, ele é traduzido como otimização para os mecanismos de busca.

SEO - O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Na prática, ele consiste numa série de regras que o algoritmo do Google utiliza para decidir quem fica com cada posição do ranking.

Hoje, acredita-se que existem mais de 200 regras usadas pelo algoritmo. E, portanto, calcula-se que um bom plano de SEO demore alguns meses para fazer efeito.

 

Quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Para aprendermos o que é SEO e sabermos como usá-lo na prática, é preciso conhecer as regras que citei acima, que são os fatores de rankeamento.

Veja abaixo, alguns dos principais fatores de rankeamento do Google:

1.Link building

Um dos principais fatores de rankeamento é o link building. Ou seja, os links que você tem apontando para os seus artigos ou para o seu site.

link bulding - O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Nesse caso, eles funcionam tanto em relação ao SEO on page e off page. Respectivamente, aquele que você faz dentro e fora do site.

Os links internos são aqueles que levam o leitor do blog de um texto ao outro. Eles devem ser usados quando os textos estão relacionados entre si, e as informações são relevantes para o leitor.

Os links externos são todos aqueles que vêm de fora do seu blog. Como de blogs de parceiros, de outros blogs que você tenha e até mesmo das redes sociais. Esses são os mais importantes!

2.Responsividade e velocidade de carregamento

Aqui, vou falar de dois fatores de uma única vez. A responsividade é a capacidade do seu site se adaptar a qualquer dispositivo, incluindo os smartphones.

Resposivo - O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Além dela, a velocidade de carregamento da página também virou fator de rankeamento há algum tempo.

O Google está sempre preocupado em oferecer os melhores resultados possíveis para os usuários dele. O que quer dizer que o fato de seu site funcionar bem em qualquer aplicativo e a velocidade que ele carrega, são importantes para ele também.

Pois quando isso não acontece, os usuários ficam insatisfeitos. E a tendência é de que eles voltem ao Google e, simplesmente, cliquem na próxima opção.

3.Palavra-chave

É impossível entender o que é SEO sem falarmos das palavras-chave. Já que a palavra-chave também é um dos fatores de rankeamento mais importantes.

Uma palavra-chave é o termo principal usado no seu artigo. Geralmente, é buscando essa palavra no Google que as pessoas vão chegar até o seu artigo.

Por isso, trabalhar a palavra-chave é essencial. Mas aqui há um detalhe importante! Não é preciso ficar repetindo toda hora o termo que você escolheu. Para o Google, a quantidade de vezes que a palavra aparece no texto não é tão importante.

O mais importante, é onde ela foi utilizada. Portanto, o ideal é usá-la em locais estratégicos, como:

  • No título do seu artigo.
  • Na primeira frase do seu artigo.
  • Em, pelo menos, um dos seus subtítulos.
  • Na conclusão do seu artigo.
  • Na imagem.

4.Conteúdo único e que gere valor

Em primeiro lugar, preciso ressaltar que o Google pune conteúdos duplicados. O que quer dizer que achar que, literalmente, copiar e colar um artigo de outro blog vai funcionar, é um erro enorme!

Conteúdo Valor - O que é SEO? E quais são os principais fatores de rankeamento do Google?

Além disso, também há outro detalhe importante, um conteúdo ruim e que não ajuda as pessoas também vai te fazer perder algumas posições no rankeamento.

Pois quando você tem esse tipo de conteúdo, as pessoas podem até chegar ao seu site. Mas elas vão ficar poucos segundos e vão procurar por algo que, realmente, as ajude.

Isso vai aumentar a taxa de rejeição do seu site, que é outro fator de rankeamento. Se as pessoas entram e saem do seu site rapidamente, o Google julga que seu conteúdo não é relevante. E você perde posições dessa forma.

Portanto, sempre que você for criar um artigo, pense em quais informações você pode oferecer para ajudar seus leitores.

 

Agora que você já sabe o que é SEO… coloque essas dicas em prática hoje mesmo!

No artigo de hoje, você descobriu o que é SEO e conheceu também alguns dos fatores de rankeamento mais importantes para o Google.

Como eu te disse acima, um bom plano de SEO vai demorar para te dar os resultados esperados. O que quer dizer é preciso publicar artigos regularmente e ir aplicando todas essas regras para conquistar as primeiras posições.

Por isso, aqui vão as últimas dicas: comece a colocar tudo isso em prática hoje mesmo! Além disso, faça testes e analise seus resultados constantemente. É assim, com muitos testes e analise, que você vai entender o que é SEO na prática!

Espero que este artigo tenha te ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. E, se você gostou desse conteúdo, assine minha newsletter. Assim, você continua aprendendo mais sobre o mundo do empreendedorismo e do marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *